Esse tema intrigante nos leva a pensar sobre como nós mulheres, nos vemos e somos vistas pelos outros e outras. Qual seria mesmo nossa principal função no mundo?
Nascemos e desde muito cedo nos ensinam que nossa função principal é cuidar dos outros e outras. Por isso, nossa brincadeira predileta deve ser brincar de bonecas e de casinha. Trepar em árvores ou brincar de carrinhos nos são muitas vezes, vedado. São aos homens que devem caber o lugar de aventureiros e corajosos e somos condicionadas a depender sempre dos homens, uma vez que são eles que dirigem os carros nas estradas das nossas vidas e nós devemos estar sempre de carona.
Essas ideias aparentemente arcaicas, insistem em ditar as regras de comportamentos dos gêneros e o comportamento que se espera das mulheres é que cumpramos o papel de docilidade e servidão e, para tanto, precisamos ser contidas.
Para que não sejamos contidas e moldadas precisamos ser irresistíveis. Mas, o que é ser uma mulher irresistível? Irresistível é aquela que ninguém resiste. E o que é resistir? É conservar-se firme. Não sucumbir. Então, ser irresistível é ser irreprimível. Ser alguém que ninguém pode suster ou dominar. Ser irressitível é ser uma Desmedida.
Vivemos cinco milênios sob o regime patriarcal e fizeram de nós o “segundo sexo”, ou “o outro”, como bem disse Simone de Beauvoir no seu memorável livro O segundo sexo. Nós mulheres somos o não homem, e por isso, menos seres humanos?
Mas, a partir do século XX, a tecnologia nos desobrecarregou dos trabalhos domésticos e os anticoncepcionais nos desencarregou da tarefa de sermos mães indesejadamente. Assim, pudemos gozar de uma maior independência dos nossos lares e sair do espaço privado para conquistarmos mais espaço público.
Mas, os espaços conquistados não foram sem luta e esforço. Devemos à consciência feminista o ganho de resistência para sermos irresistíveis.
Assim, ser irresistível nada mais é do que sermos nós mesmas. Sabermos o nosso valor, não aceitarmos intimidações e nem vivermos as custas de aprovações, estando sempre à sombra dos outros. Ser irresistível é usar ao máximo nossas tantas potencialidades e sermos autênticas. Sabendo o quanto podemos nos expandir, nada nos resistirá e seremos irresistíveis.
Avante!
Ellen Maianne S. Melo Ramalho
Comentários
Postar um comentário